Rádio Clube FM Brasil

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Verdades e mentiras sobre viver na Bélgica

Meus textos aqui sempre foram curtos, este é mais um para explicar alguns pontos obscuros que vi em muitos blogs sobre a Bélgica e canais de Youtubers, é só procurar e lá estão os textos mal explicados e enganosos. Tome cuidado para não se deixar iludir por blogs mal explicados que podem incentivar sua vinda para a Bélgica, causar um gasto enorme e logo depois você ter que voltar para o Brasil sem condições de permanecer no país. Informe-se muito antes de tomar a decisão de vir para a Bélgica. 
Eu vi pessoas que vieram para a Bélgica casadas com belgas  falando sobre o viver na Bélgica  ilegal. Uma coisa é viver ilegal, outra coisa é casar com belgas, isto é viver LEGAL. 

Quando você lê o histórico da pessoa e ela diz que foi na Comuna, e recebeu ajuda do CPAS, esta pessoa não está ilegal na Bélgica. Um ilegal nem passa perto da Comuna, porque pode ser deportado. Negócios com a Comuna (prefeitura belga) é só para pessoas legalizadas no país. A verdade é que tem muito brasileiro na Bélgica, a maioria vem por intermédio de alguém, amigo ou de algum familiar. Não importa se vem legal ou ilegal. 


 Se vem LEGAL:  

-Vem para reagrupamento familiar, já preparou documentos no Consulado. 
-Vem para trabalhar por tempo determinado para firma arrumada no Brasil. 
-Vem  para casar com belga, ou já casado(a) com belga. 
-Vem para estudar, já preparou os documentos no Brasil e vem direto para universidade. 

 Ou se vem ILEGAL: 

 -Vem escondido, vai trabalhar em limpeza ou construção e não deve se expor muito. 

 Não existem outras opções.